segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Conquistas & Comemorações na Rota do Café, premiação para a Fazenda Terra Nova!

2012 começou em festa na Rota do Café! Comemoramos com a família Bertolaccini mais uma conquista, o café biodinâmico da Fazenda Terra Nova ficou entre os 38 melhores cafés naturais do Brasil e o único café do Paraná!
A etapa internacional do Concurso de Qualidade Cafés do Brasil - 1º Cup Of Excellence de cafés naturais” aconteceu em Varginha/MG, de 23 a 27/01/2012 e recebeu juízes de café de várias partes do mundo, eram italianos, japoneses, australianos, norte americanos e canadenses que avaliaram os cafés naturais do Brasil e foram surpreendidos com os sabores e características encontrados. É um grande orgulho para a Rota do Café ter a Fazenda Terra Nova como finalista do “1º Cup of Excellence Natural Late Harvest”!
O evento foi realizado pela primeira vez no país pela BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais) com o apoio da APEX BRASIL (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e da ACE (Alliance for Coffee Excellence). De acordo com a BSCA o objetivo do concurso é “continuar servindo de incentivo aos muitos países que vêm aderindo ao "Cup of Excellence®" e mostrar ao mercado internacional que o Brasil produz cafés especiais de altíssima qualidade, comparáveis aos melhores do mundo, e que tais cafés podem ser vendidos a preços recordes como ocorreu no ano passado com o lote vencedor sendo comercializado por mais de 1300 dólares/saca”.
A 1ª edição deste concurso premia os cafés que passaram por uma produção natural, ou seja, um tipo de processamento em que o fruto é colhido e seco com a casca, com os grãos extremamente maduros. Este processo é menos prejudicial ao meio ambiente, pois tem o uso reduzido de água, sendo assim, recebe um manejo mais sustentável. Iniciativas como esta valorizam o café brasileiro, pois mais de 80% do café produzido no país é natural, o restante é do tipo cereja descascado.

O certificado com os vencedores Sr. Josefina Bertolaccini e seu filho, Egon Bertolaccini
Os juízes de café com os ganhadores e a comitiva londrinense que prestigiou a premiação

As práticas adotas pela Fazenda Terra Nova estão alinhadas aos conceitos mais íntegros da sustentabilidade. Desde 2003 optou pelo sistema orgânico e biodinâmico para dar um novo passo na produção de alimentos saudáveis. Produzir um alimento biodinâmico vai muito além do não uso de produtos químicos, é um manejo voltado à conservação dos solos e à inserção de espécies nativas de flora local e diversificação de culturas para a formação de um organismo agrícola produtivo.
Conheça um pouco sobre as características do manejo biodinâmico:
§ Preocupação social e ambiental;
§ Em um mesmo local a integração entre cinco manejos: agricultura, pecuária, hortifruti, mananciais e reservas florestais preservadas, resultando em um ambiente mais completo, rico e interativo;
§ Uso de preparados biodinâmicos, produtos naturais utilizados homeopaticamente que atuam no equilíbrio da planta e do seu meio ambiente.
A Fazenda Terra Nova é protagonista da nova cafeicultura paranaense, integrante da Rota do Café e associada à ACENPP (Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná), é engajada em projetos que valorizam as raízes de um passado que construiu nossa região por meio do café e, que ao mesmo tempo resgatam no presente e para o futuro uma cafeicultura com inovação, qualidade e sustentabilidade.
Parabéns à Fazenda Terra Nova e à cafeicultura do
Norte do Paraná!

3 comentários:

Leonardo Florêncio disse...

Parabéns!!! Esse reconhecimento é importante para a Terra Nova, seus proprietários e rpincipalmente aos seus colaboradores. É a coroação do esforço empreendido no dia-a-dia de cada um na fazenda.

Espero ver novos prêmios com a participação da Terra Nova e de outros empreendimentos da Rota.

Felicidades a todos e continuem em busca dos desafios. A vitória é mais que possível.

Abraços e felicidades a todos.

Anônimo disse...

Dona Josefina e Egon,
parabéns pela grande conquista. Sabemos que para atingir este nível de excelencia é preciso muita persistência principalmente no manejo biodinâmico. Ficamos muito felizes por vocês!!
Cornelia e Norbert

Marcelo Camargo disse...

Parabéns, Egon e família, pelo trabalho sério que agora chegou ao merecido reconhecimento, motivo de orgulho para o Paraná e para a nossa querida Rota do Café! Gde Abraço!

Notícias

Vídeo

Seguidores