segunda-feira, 28 de março de 2011

Turistas de Curitiba visitam a Rota do Café no Carnaval

Neste Carnaval alguns turistas de Curitiba resolveram deixar o agito da capital paranaense e os embalos das festas no  litoral, para desbravar um pouco das raízes culturais não só do Norte do Paraná, mas também de todo brasileiro...o nosso tão conhecido “ouro verde”!
O tema “Café” é marcado por diversas atrações na Rota do Café do Paraná. Quando ouvimos dizer algo sobre o roteiro logo imaginamos as plantações cafeeiras...os casarões históricos...
Surpresa! A Rota do Café oferece além das belas plantações,  com manejo  e produção de cafés  especiais, muitas outras experiências  aos turistas. Desde o Turismo Rural nas grandes e pequenas propriedades familiares e nas agroindústrias; o Turismo Histórico-Cultural, nas fazendas históricas ou ainda em espaços, monumentos e ícones da cultural regional e brasileira; o Ecoturismo,  com as vivências de contato e interação com a natureza; o Turismo Gastronômico, com o tradicional café na xícara e  também com os pratos elaborados a base de café  e muitas outras delícias...
Neste roteiro é possível aliar o café à cultura, ao entretenimento e lazer. Uma viagem pelo mundo do café através da diversidade de experiências e emoções!
Veja  um pouco do roteiro experimentado pelo grupo de turistas curitibanos no Carnaval 2011 e sinta-se convidado a nos fazer uma visita!

O roteiro foi iniciado pelo Engenho Terra Vermelha, em Assaí, onde se produz  uma cachaça orgânica espetacular e outros derivados da cana de açucar... Há tambpem o cultivo de frutas, mel e outras tantas delícias sem a utilização de produtos químicos. Produtos, espaço e hospitalidade de primeira!

O segundo dia começou com um City Tour pela cidade de Londrina, nossa metrópole regional, que abriga o Museu Histórico Pe. Carlos Weiss, na antiga Estação Ferréa...Lugar de muitas histórias sobre a antiga "Capital do Café"...assim Londrina era conhecida, pela grandiosa produção de café há 40, 50 anos atrás... Além de todo acervo, o Museu possui um lindo jardim formado por cafezais, neste lugar é possível respirar momentos importantes da nossa história!

Seguindo os passos da história, o grupo visitou no período da tarde o Circuito Cultural de Ibiporã, cidade ao lado de Londrina, onde está localizado não só o acervo, mas a casa de artes, residência, os jardins do segundo maior artista sacro do Brasil, Henrique de Aragão, um ícone da arte brasileira. Pelo circuito ainda é possível conhecer outros monumentos importantes de Ibiporã, entre eles está a Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz, toda construída com doações de sacas de café, trocadas por materiais de construção....tornando-se símbolo maior da comunidade cafeeira do município. Ao final do circuito nossos visitantes passaram pela loja do Centro do Artesanato, puderam conhecer, apreciar e comprar souvenirs típicos da Rota do Café.

Ao cair da tarde os turistas se prepararam para assistir ao espetáculo musical "Coração do Café", especialmente elaborado para a Rota do Café pela equipe da Fundação Cultural de Ibiporã, entidade referência na formação de muitos artistas e bailarinos brasileiros. Todo o elenco, assim como a direção, produção e trilha musical são de Ibiporã. Graça, competência, dedicação, profissionalismo são marcas desta equipe!

No terceiro dia de roteiro nossos turistas estiveram no Sítio Ecológico Scandolo, uma linda propriedade construída e cuidada pela família Scandolo, além de atividades em meio à natureza o grupo se deliciou com o almoço artesanal, elaborado pelas mãos da Dona Rose....tudo de bom!

 Após o almoço, a Fazenda Palmeira foi o palco de muito conhecimento...Na visita conduzida pela Sra Cornélia, os visitantes puderam conhecer as rotinas de uma verdadeira fazenda produtora de café, de lá, saem cafés especiais de alta qualidade. Guiados pelo encanto dos cafezais ao final da visita o grupo degustou o café de origem norte paranaense junto com os quitutes do "café rural suiço", elaborados ali mesmo na propriedade, hummm...sabor único!

 O roteiro foi finalizado no quarto dia em uma típica propriedade do turismo rural, a Vinícola Casa Muller, onde a família do mesmo nome cultiva muitas frutas...dentre elas morangos e uvas no solo do antigo cafezal da propriedade. Da fruticutura à elaboração de vinhos finos com terroir de café, acreditem, pasmem...isso mesmo, vinho tinto, da uva cabernet souvignon, com um leve sabor de café....Eis mais uma supresa da Rota do Café!

A Rota do Café do Paraná é ÚNICA em sua DIVERSIDADE. Esperamos você para apreciar as maravilhas dos cafezais no interior do Paraná!

2 comentários:

minutosingular disse...

Hummmm.. deu saudade dos deliciosos momentos vividos ai... da comida, dos passeios! E destes morangos então?
Beijos e boa semana para todos!
Carol - Minuto Singular

Raquel Bell disse...

Olá achei muito legal o blog sobre a rota do café! Gostaria de saber se há excursões guiadas para fazer esta rota?
Obrigada

Notícias

Vídeo

Seguidores