domingo, 23 de novembro de 2014

A FLOR DO CAFÉ

Nas plantações de café, os meses de setembro e outubro são marcados pela florada. Momento esperado ansiosamente pelo cafeicultor. Mas é agora, de novembro a janeiro, que a planta começa a planejar a formação da próxima flor.
Alguns meses depois o botão floral entra em dormência o que coincide com um período de pouca chuva e temperaturas baixas. Quanto mais definido o período de seca, mais uniforme será a florada e mais impressionante o espetáculo. Nas primeiras chuvas os botões se mostram assim:
Botão floral em fase de "Dente de cachorro"
Curiosamente é nesta fase que ocorre a polinização. Como a flor da espécie Coffea Arabica é hermafrodita (órgãos femininos e masculinos na mesma flor), uma grande porcentagem delas se autopoliniza ainda fechada! 
Mas para garantir a fecundação de todas as flores, elas atraem os insetos através de um perfume inebriante que lembra o jasmim. Quem teve a feliz oportunidade de presenciar uma florada de café, nunca mais se esquece!
A abelha fazendo a sua parte
    As flores brancas como neve, abrem com os primeiros raios de sol e no final do dia ficam marrons e caem.









Desafio: você leitor, consegue ver a diferença entre estas duas flores? Observe bem...




Para finalizar, aprecie os quadros de Valéria Vidigal, artista plástica mineira, que retratou com sensibilidade o café em todas as suas fases:

1 comentários:

Fabio Pastorello disse...

Que lindo, parabéns pela matéria!

Notícias

Vídeo

Seguidores

Sobre este Blog