quarta-feira, 21 de setembro de 2011

ARTE E SUSTENTABILIDADE COM O CAFÉ

Vejam que idéia bacana!

Até o pó de café pode ter um uso criativo após a extração da bebida, uma massinha de modelar perfeita para transformar idéias em lindas peças de artesanato.
Encontramos esta supreendente possibilidade para o pó usado do café no site da artesã Beth Matteelli (http://www.betharte.com/).
Vejam a receita disponibilizada pela artesã... Para quiser tentar em casa...

Após coar o pó de café, seja com máquina expressa (italiana) ou no coador, sempre fica o resíduo que poderá ser utilizado na compostagem de fertilizantes para se misturar à terra. Eu dou outro uso para o pó de café usado, deixo secar ao sol e reciclo, transformando-o em massa de modelar caseira, para se fazer figuras, como as de biscuit. A foto mostra uma abelha que fiz, como exemplo para professores que querem sugestões para trabalhar com seus alunos.

Ingredientes: 2/3 de xícara  de chá de pó de café usado e seco, 1/3 de xícara  de chá de amido de milho, 1 xicara  de chá de cola branca para biscuit, 1 colher de sopa de vinagre, 1 colher de vaselina líquida. Creme de mão para sovar a massa.

Execução: Não jogue fora o café resíduo do filtro ou da máquina, coloque para secar ao sol. Misture todos os ingredientes e leve ao microondas por 1 minuto, misture novamente e volte ao micro por mais 1 minuto.
Sove a massa numa pia de mármore untada com amido de milho. Guarde num saco plástico até esfriar. Acrescente creme de mão à massa e sove até ficar no ponto de fazer as peças.
*A abelha de massa de pó de café foi decorada com a tinta relevo Squizz e  a asa eu fiz de  garrafa pet transparente.

Divirta-se e nos envie comentários se decidir fazer a massinha...Boa sorte!!!

0 comentários:

Notícias

Vídeo

Seguidores

Sobre este Blog