terça-feira, 21 de junho de 2011

A Rota do Café é premiada pelo Ministério do Turismo


Nesta segunda-feira, dia 20 de junho, fomos agraciados com a notícia da premiação dos casos de sucesso na implementação do Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo.
A Rota do Café ficou em 1o lugar na categoria Roteiro Turístico!

O objetivo central deste prêmio é de reconhecer, compartilhar e estimular as boas práticas de ações implantadas, voltadas ao desenvolvimento turístico regional. Para tanto, foram avaliados com êxito na Rota do Café os princípios fundamentais do Programa de Regionalização do turismo, são eles: sustentabilidade, participação, integração, flexibilização e descentralização.
Este resultado é fruto das sementes que vêm sendo cultivadas desde 2007... nossa missão foi resgatar e valorizar o que o Norte do Paraná tinha e tem de melhor, foi ainda de unir as pessoas ao redor de objetivos únicos, comuns...de trazer à tona o talento e a identidade de um povo.

Agradecemos a todos os profissionais que fizeram e fazem parte desta construção, que ao longo destes anos fizeram toda a diferença com dedicação, empenho, profissionalismo e paixão pelo Turismo... Sérgio Garcia Ozório, Melany Evelyn Ovando, Yure Lobo, Giovana Serenato, Geraldo Zanin, José Romeu Amaral Neto, Devanilde Alves Arias, Luciana Masson Scaramal, Cibelle Tagawa Ávila, Thais Daher, Dartilene Souza e Silva, Diego Rigon Menão, Regina Nakayama, Nicéia Candida e Natasha Bacchi!

Os caminhos que formam a Rota do Café vão além de um roteiro turístico, são caminhos de vida, esperança, trabalho árduo, histórias de idas e vindas, que nos levam às raízes de nossas famílias e ao mesmo tempo ao futuro almejado por todos nós. Agradecemos aos mais de 40 empreendedores que fazem parte destes caminhos e que acreditam na Rota do Café!

Sentimos orgulho de sermos parte de uma região desenvolvida pelo café e que hoje retoma seu caminho de prosperidade, produzindo cafés especiais e tendo o turismo como fonte do desenvolvimento.
"Aprendemos com esta experiência sobre a possibilidade de empreender a partir da identidade e história de um povo, que o desenvolvimento só acontece a partir do trabalho integrado e participativo e ainda, que é preciso investir no que temos e fazemos de melhor."
                                                                                                 Equipe Rota do Café - SEBRAE/PR
sexta-feira, 17 de junho de 2011

CONCURSO CAFÉ GASTRONOMIA EM IBIPORÃ

Concurso Café Gastronomia
Entidades de Ibiporã desenvolveram pratos a base de café
A Secretaria de Cultura e Turismo e a Fundação Cultural de Ibiporã, em parceria com 11 entidades do município, realizaram no dia 2 de junho o 1º Concurso Café Gastronomia, com o objetivo de resgatar receitas a base de café. A seleção de pratos a base de café fez parte da programação da 35ª Festa Junina Municipal e surgiu em função do município fazer parte da Rota do Café.
Segundo o Secretário de Cultura e Turismo, Júlio Dutra, que é Diretor Presidente da Fundação Cultural de Ibiporã e idealizador do concurso, o Café Gastronomia surgiu como uma forma de agregar aspectos diferenciados à festa junina. “A Festa Junina de Ibiporã já é tradicional e reúne muitas pessoas da comunidade e pessoas de fora do município também, então já que Ibiporã faz parte da Rota do Café, pensamos em uma festa com este tema e criamos o Concurso Café Gastronomia, assim os visitantes que vierem conhecer nossa história, além de vivenciarem arte e memória, também vão degustar deliciosos pratos a base de café”, afirma.
Dutra destaca ainda que a criatividade dos pratos surpreendeu a organização do Concurso. “As entidades se empenharam em suas receitas e trouxeram pratos que nos surpreendeu pelo sabor e criatividade”, afirma.

A banca de avaliação composta pelas gastrônomas: Regina Pedro de Souza, do Restaurante Alecrim, Wilza Carla Ouro, do Buffet Chef Ouro e Zita Del Fraro Antico, do Restaurante Lá em Minas, teve a deliciosa missão de degustar todos os pratos e escolher os três que mais se destacaram. A escolha não foi fácil, como destaca Regina de Souza: “Achei os pratos criativos, bonitos e saborosos! Escolher não foi fácil! Todas as entidades estão de Parabéns!”.
Cerca de 40 pessoas acompanharam a avaliação dos pratos. O resultado do concurso foi divulgado durante a 35ª Festa Junina de Ibiporã. A Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã preparou um folder com as 11 receitas que fizeram parte do Concurso café gastronomia. Ele pode ser adquirido gratuitamente na secretaria da Fundação Cultural de Ibiporã.
Participaram do 1º Concurso Café Gastronomia: APMI (Associação de Proteção à Maternidade e Infância), ACEI (Associação Cultural e Esportiva de Ibiporã), Valorizando Esperança, cinco Conferências de Vicentinas, ECC (Encontro de Casais com Cristo), Senhoras Voluntárias e Casa da Sopa.


                                                          Matéria de Ana Maria Borges de Alcantara Mtb 8038
segunda-feira, 13 de junho de 2011

13 de junho - Dia do Turista

Esta poesia é a nossa homenagem neste 13 de junho aos turistas desbravadores, ávidos experimentadores e apaixonados pelas histórias, aromas e sabores do Café!

 


Viajar! Perder países!


Ser outro constantemente,

Por a alma não ter raízes

 De viver de ver somente!

 Não pertencer nem a mim!

 Ir em frente, ir a seguir

 A ausência de ter um fim,

 E a ânsia de o conseguir!

Viajar assim é viagem.

Mas faço-o sem ter de meu

Mais que o sonho da passagem.

O resto é só terra e céu."

                                                                       (Fernando Pessoa)



sábado, 11 de junho de 2011

PROJETO PASSEANDO E APRENDENDO - Parcerias sociais na Rota do Café



Equipe Bless, Adrian (Marabú) e as cuidadoras do Abrigo Nuselon
Parcerias Sociais na Rota do Café
A Pousada Rural Marabú, em Rolândia, foi o cenário da realização do projeto social da Bless Viagens & Eventos no dia 4 de junho de 2011.
Adrian Saegesser, da Marabú, e Adriana Barbetta, da Bless, firmaram uma parceria para proporcionar um dia especial para crianças do Abrigo Nuselon de Londrina.
Tudo começou com um sonho, que se tornou planejamento, que se tornou realidade na Bless Viagens. Há bastante tempo Adriana tinha esse projeto e viu tudo concretizado com a colaboração de empresas parceiras e pessoas com uma visão além do negócio e do dia a dia.
O projeto Social “Passeando e Aprendendo”, idealizado pela Bless, tem por objetivo proporcionar acesso ao conhecimento de forma prática no âmbito do turismo pedagógico a crianças menos favorecidas socialmente.
“Nosso sonho que se tornou realidade tem contribuído para o aprendizado e desenvolvimento cidadão de cada uma das crianças e adolescentes que conduzimos a um passeio.”
Para viabilizar o projeto a equipe da Bless se mobilizou e buscou os parceiros que tornaram possível a visita à Pousada Marabú.
“O Adrian foi muito parceiro conduzindo todo o grupo por trilhas, cachoeira, ensinando a turma sobre a importância da preservação da natureza e também a colher as deliciosas framboesas, e ainda serviu ao grupo uma das especialidades culinárias do local, um almoço vegetariano e também um lanche com as deliciosas geléias e patês produzidos na chácara.”
Além da Marabú a Bless contou com a parceria da Fantinati no transporte do grupo e com o  designer Juliano Carnelós na criação da logomarca do projeto.
As cuidadoras das crianças que moram no Abrigo Nuselon confirmaram a importância do projeto e a necessidade que elas têm de contato com outras informações e realidades uma vez que o histórico de cada uma delas é bastante sofrido e difícil. “As crianças ficaram encantadas. Nunca pensei que uma atividade tão simples como colher framboesas fosse trazer tantos benefícios no sentido de distrair e aproximar o grupo”, disse uma delas.
Algumas entidades já tem procurado a Bless para programar passeios com seus grupos.
"Assim como o Adrian que apoiou totalmente a proposta junto a esse grupo, faremos contato com nossos parceiros da Rota do Café para proporcionar um tempo de qualidade especial para outros grupos com características semelhantes. No final todos acabamos ganhando e muito com ações como o ‘Passeando e Aprendendo’, pois quem mais aprende somos nós através do contato com a realidade e as necessidades das crianças”, completa Adriana Barbetta.
Momentos do Passeando e Aprendendo
Grupo preparado para o passeio                     Adrian recepciona o grupo
Momento muito especial: Adrian serve todo o grupo e a Colheita de Framboesas
O abraço na figueira de 400 anos
 Um banho bem gelado para comemorar a alegria do passeio!
                                          Parabéns à Agência Bless pela iniciativa e à Pousada Marabú por acreditarem que juntos podemos fazer deste mundo um lugar melhor, especialmente quando fazemos o bem às crianças!

Notícias

Vídeo

Seguidores

Sobre este Blog