quinta-feira, 24 de março de 2011
Dia Nacional do Turismo
Conheça o que Ibiporã tem de bom!

Dia 02 de março é comemorado o dia nacional do Turismo. Para celebrar esta data a Secretaria de Cultura e Turismo os avanços do município na área.
           
            Dia 02 de março é comemorado em todo o Brasil o dia nacional do Turismo e  Ibiporã tem motivos de sobra para comemorar a data, afinal, a Secretaria de Cultura e Turismo tem desenvolvido várias atividades.
            Em pouco mais de três anos de criação a Secretaria já captou cerca de  4,5 milhões de reais em investimentos do governo Federal, que foram destinados para: a construção do Complexo Artístico e Cultural, onde funciona a Secretaria de Cultura e Turismo; reforma da Praça Pio XII; construção da Praça  Eugênio Sperandio; o terreno da Estação Ferroviária de Ibiporã e os recursos para a reforma da estação, além das rotatórias que serão feitas no município.
            Do governo estadual, Ibiporã recebeu cerca de 300 mil reais, que foram destinados à construção do Centro do Artesanato e ao desenvolvimento do projeto de Recuperação e Divulgação da Memória do município de Ibiporã 'Contos a Causos'.          
            Segundo a primeira secretária de Turismo do Município e atual vice-prefeita, Sandra Moya, os recursos foram captados por meio de parcerias. “Nós buscamos e temos buscado cada vez mais recursos para o município de Ibiporã. Temos para isso firmado parcerias com ministros, deputados, secretários de estado e com a administração municipal para alavancar o Turismo. A população não despertou ainda para esta questão do turismo e ela precisa se envolver, precisa comprar a ideia: as pessoas, o comércio, a comunidade religiosa, enfim, todos, pois Ibiporã tem um grande potencial turístico”, assinala.
            A administração municipal investiu também em: treinamento de pessoal para receber os turistas; no Musical 'Coração do Café'; na 1ª Mostra de Turismo do Norte Paranaense; além de aproximadamente 700 mil em contrapartidas.

 Rota do Café     
            Desde 2009 Ibiporã faz parte da Rota do Café, um projeto desenvolvido pelo Sebrae para impulsionar o turismo no norte paranaense e que reúne, hoje, mais de 30 empreendimentos. Ibiporã tem recebido grupos de turistas que vêm ao município   conhecer o Circuito Cultural que engloba: Estação Ferroviária e Praça Eugênio Sperandio; Memorial do Cinquentenário, Museu de Esculturas ao ar livre; Museu Histórico e de Artes de Ibiporã, Igreja Nossa Senhora da Paz, Casa de Artes e Ofício Paulo VI, Cine Teatro Pe. José Zanelli e Centro do Artesanato.
            O espetáculo Musical “Coração do Café” superou as expectativas e tem sido elogiado pela crítica por estar a altura dos grandes espetáculos do circuito Rio e São Paulo. A imprensa local, estadual e nacional tem dado cobertura ao músical devido à sua qualidade técnica, ao ótimo texto e direção e à atuação brilhante dos atores e dançarinos do musical. Desde a estréia, o espetáculo já foi apresentado a 10 grupos de turistas e vários outros grupos estão agendados para este ano.

  Projetos para 2011
            De acordo com o atual Secretário de Cultura e Turismo, Júlio Dutra, em 2011 os projetos para o Turismo englobam:  a implantação do Museu do Café, criação de um museu para abrigar o acervo particular do Artista Plástico, Henrique de Aragão e vários outros projetos. “Este ano a Secretaria de Cultura e Turismo pretende implantar um Plano Turístico Municipal para desenvolver projetos referentes ao turismo. Esse plano turístico será desenvolvido em parceria com o Sebrae; Faculdades de Turismo e Tecnicos especializados. Até o momento Ibiporã tem trabalhado com o Turismo Cultural, agora vamos fomentar também a questão do turismo nas áreas próximas ao rio Tibagi, explorando os potenciais naturais junto aos empreendedores que já estão estabelecidos naquelas áreas e atendendo novos empreendedores”, e acrescenta, “Vamos criar um Museu de Artes que abrigará obras do acervo particular do artista plástico Henrique de Aragão e outras obras que farão parte do acervo permanente do novo espaço”.
            Ainda segundo Dutra é meta para este ano implantar o Museu do Café, onde serão expostos objetos e documentos pertencentes ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) que contam a história do café e do transporte ferroviário. 
 Os trabalhos relacionados ao turismo são recentes, mas os resultados já são visíveis na quantidade de turistas que temos recebido e cada vez mais comunidade, governo e entidades privadas devem unir-se com o objetivo de promover o nome do município mostrando a todos o que Ibiporã tem de bom!”, salienta o secretário.
Matéria de Ana Maria Borges de Alcantara
Jornalista da Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã
Mtb 8038

0 comentários:

Notícias

Vídeo

Seguidores

Sobre este Blog